Aeroclube de Pirassununga no II Encontro de Velhas Águias -  Museu TAM

Neste fim de semana, tivemos a honra de termos sido convidados a participar do II Encontro de Velhas Águias, promovido pelo Museu TAM, em São Carlos - SP. Levamos nosso PT-19, como legítimo representante da aviação antiga e clássica. Os tripulantes foram os pilotos Thiago Sabino (aviador da Passaredo Linhas Aéreas) e Sydney Rodrigues (aviador da Embraer). É o único deste modelo que voou nas cores da Força Aérea Brasileira, a ter condições de voo - possuía o número FAB 0357 - e dos únicos 3 no Brasil, a estarem autorizados a voar pela ANAC. Nosso Aero Clube continua ativo, e sempre representando o nome da cidade de Pirassununga nos mais diversos eventos, os quais sempre representaremos nossa entidade, e herdeiros da tradição iniciada em 1942.

Encenação Histórica sobre a origem da aeronave PT-19


O Aeroclube de Pirassununga realizou na manhã do último sábado (7) um evento especial aberto a toda população, em especial aos amantes da aviação. Trata-se de uma Encenação Histórica da década de 40 realizado pelo Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica “Dogs Of War”. Eles protagonizaram a história da clássica aeronave PT-19, que tem uma unidade restaurada e em atividade na entidade.

O grupo é uma associação sem fins lucrativos, composta por historiadores e amantes da história que têm como ideais comuns à promoção e o desenvolvimento da cultura, do patrimônio histórico e sua preservação, prezando pela busca da maior autenticidade na apresentação de todas as atividades, trabalhando para promover o interesse da história militar e educar o público em geral dos efeitos desta, através de ativos de relações públicas.

A participação do grupo Dogs of War em eventos enfatiza a troca de ideias sobre projetos de reencenação histórica. A parceria junto ao Aero Clube de Pirassununga, com a aeronave PT-19 (PP-HLB), tem como principal motivo relembrar a história da aeronave e a das forças militares cuja história navegam juntas.

Durante a apresentação, a surpresa foi a passagem de quatro aeronaves A-29 Super-Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, no comando do ilustre Ten Cel Gobett - membro do ACP.


Matéria: Difusora/Lucas

Clique aqui e confira as fotos do evento


Aeroclube de Pirassununga faz 71 anos e expõe aeronaves antigas

Evento foi no domingo (22) e reuniu pilotos de várias partes e curiosos.
Helicóptero militar e aviões de treinamento da FAB também foram expostos.


O Aeroclube de Pirassununga (SP) completou 71 anos no domingo (22) com um encontro de aeronaves antigas e clássicas. Foi a primeira vez na história que o local recebeu esse tipo de evento, que reuniu pilotos e curiosos.

O dia foi de ventos fortes, mas que não impediram a vinda de pilotos de vários cantos. O piloto Joel Pereira saiu de Taubaté (SP) e seu ultraleve enfrentou turbulência pelo caminho. “Pegamos um vento forte de proa, deu umas duas horas de voo, mas foi tranquilo”, comentou. Vindo do Uruguai, Manoel Mendoza fez questão de participar da comemoração. “É nesse momento que a gente vê as aeronaves diferentes e temos contato com outras experiências diferentes para poder trocar figurinhas”, comentou.

Aeronave de 1948 exposta em Pirassununga, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Aeronave de 1948 exposta em Pirassununga, SP
(Foto: Reprodução/EPTV)

O lazer é o preferido dos aviadores. “São as máquinas que a gente gosta de ver, que nos desperta vontade de experimentar”, disse Paulo Fernandes, militar da reserva da Academia da Força Aérea (AFA).  “Há quem goste de ir pra praia, quem goste de assistir jogo de futebol, já eu prefiro vir para os aeroportos, mexer nos aviões, é o desafio que a gente tinha quando via o avião voando desde pequeno”, comentou o piloto Byron Michelleps.

Um helicóptero militar para buscas em área de difícil acesso e mais três aviões de treinamento estavam em exposição. O principal deles é um PT-19, fabricado em 1948 no Brasil. Foi o primeiro modelo usado na formação de cadetes na Força Aérea Brasileira (FAB).

O último exemplar que restou pertence ao Aeroclube de Pirassununga, onde passou por restauro. “O material utilizado na fabricação original era um material que com o decorrer do tempo carecia de manutenção mais aprofundada e foi feita com um material que tornou essa estrutura definitiva com condições de voo”, comentou o comandante Eduardo Ballan, vice-presidente do aeroclube.

Do G1 de São Carlos


Aero Clube de Pirassununga sedia Campeonato de Pipas

O aeroclube de Pirassununga emprestou parte do seu céu para que pipas de cores, tamanhos e formatos variados voassem por lá no último domingo (24) e participassem do Campeonato Municipal de Pipas e Papagaios. O evento foi uma parceria entre a TV Mix Regional e a Secretaria de Esportes. De acordo com Jaílson Dorta, da empresa parceira da SME, a competição será dividida em duas etapas, sendo que esta primeira somará pontos para a próxima, marcada para 15 de setembro.
O campeonato atraiu muitas famílias e até competidores de outras cidades, como Leme, Rio Claro e Santa Gertrudes, que estiveram divididos nas categorias: maior pipa, menor pipa, criatividade e mais bonita. 
O secretário de Esportes, Luiz Montagnero Filho, ficou bastante satisfeito com o campeonato e comentou o envolvimento dos participantes: "o esporte só se efetua quando os pais participam". Luiz agradeceu a parceria com a TV Mix e o presidente do Aeroclube, Thiago Sabino.
 
Experiência
Entre os competidores de fora da cidade, havia até uma equipe, a Combate - Bueno Pipas, que reunia integrantes de Leme, Rio Claro e Jundiaí. Segundo Marcos Bueno, o grupo conta com 15 pessoas e possui tradição em campeonatos: "já ganhamos oito troféus. Em Rio Claro tivemos a maior pipa, com 8 metros, em São Paulo vencemos a categoria engenhosidade e ficamos com o primeiro lugar pela maior rabiola (300 metros)".
Em Pirassununga, a equipe não fez diferente e levou a maior pipa do campeonato, que tinha cinco metros de comprimento e pesava cerca de 8 kg. Era feita de bambu, seda e corda. Esta equipe levou, ainda, um dragão de 20 metros de comprimento, mas como o vento estava fraco, não foi possível vê-lo voar.  Haverá uma segunda chance, pois na próxima etapa Bueno garante que a equipe estará em Pirassununga competindo novamente.
Reportagem: Juliano Lázaro / Fotos: Rodrigo Martins


Aero Clube de Pirassununga: Encontro de Aeronaves Paulistinha

O Aero Clube de Pirassununga promoveu no ultimo dia 22, sábado , o Primeiro Encontro de Paulistinhas.A aeronave é um clássico na aviação. Teve seu inicio de fabricação em 1950 e desempenha ate hoje um papel bastante importante na formação de pilotos em inúmeras escolas de pilotagem Brasil afora .

Na FAB , sob a designação militar L-6 , conforme nos conta o Cmte Eduardo Henrique de Ballan , Vice-Presidente do Aeroclube e Proprietário da Escola de Aviação da cidade, foi usado em missões de ligação ,observação e calibragem de bombardeio . 

A aeronave Paulistinha ( P56C ) pertencente ao Aero Clube de Pirassununga é de fabricação 1962 e foi toda restaurada na ultima gestão . Hoje esta aeronave, junto as demais que compõem a frota , atende bem a demanda da entidade no adestramento de pilotos já brevetados e vôos panorâmicos realizados especialmente aos fins de semana ao valor de R$80,00 por 15 minutos de visuais incríveis sobre a cidade de Pirassununga. Para quem acha que "Pirassununga é tudo igual", diz o Cmte Eduardo Ballan , "tem que experimentar ver Pirassununga do alto. Aliás , do alto tudo é diferente" , afirma.
 
Dada a importância desta aeronave, o Paulistinha , que ja levou para a Linha Aérea e para a Aviação Executiva milhares de aviadores em todo o Brasil , o encontro de sábado teve grande repercussão graças ao dinamismo das redes sociais e trouxe gente de todos os cantos do país, não apenas com Paulistinhas mas com outras aeronaves como PA11 , Cessnas , Aeroboeros, Coriscos, etc.
 
A FAB abrilhantou o evento com um helicóptero Esquilo,  Proprietários de aeronaves, representantes de aeroclubes, escolas de aviação e admiradores se reuniram ao redor de um agradável churrasco regado a muita prosa de porta de hangar e amizade. " Foram mais de quinze (15) aeronaves devidamente estacionadas em nosso pátio. O Aeroclube de Campinas mesmo veio em peso com nove (9) Aeronaves de instrução", diz o Diretor Social da entidade, Cmte  Alexandre  Braga, um dos organizadores do evento. 
 
A organização do evento afirma que o saldo foi 100% positivo. 
"Foi um momento de muita alegria, descontração , de confraternização que enseja outros cada vez melhores. O profissionalismo , o compromisso com a Segurança de Voo e a boa vontade de todos os amigos foram os principais combustíveis do evento. Foram mais de 30 dias de preparativos e "briefings" para que aeronaves clássicas , militares, de instrução , experimentais e ultraleves , todos unidos e comprometidos com a segurança nas operações, proporcionasse um evento que deixasse um gostinho de quero mais  a todos que por ali passaram. Conseguimos! E mais, num espaço de 15 minutos foram registrados 18 (dezoito) movimentos no pátio , o que representa muito mais do que em alguns aeroportos internacionais"
 

Por fim, o evento brindou a população, em especial aos que acompanharam de perto ocupando todo o perímetro do aeródromo com mães, pais , filhos , avós, enfim , todas as gerações, com o ronco dos motores nos céus de Pirassununga. Após o pouso, os aviadores se despediram e retornaram para suas bases com a promessa de voltarem para os demais encontros promovidos pelo Aero Clube de Pirassununga. Um deles , é a recolocação em voo do Fairchild PT-19 ( PP-HLB) na condição de Aeronave Histórica , um clássico pertencente a entidade. Existem raríssimas unidades no Brasil em condições e voos  não mais que três ou quatro.  Mais um momento marcante para a historia de nossa cidade e da própria entidade.

 Clique aqui e veja as fotos




Visita da nova administração inicia no Aeródromo Municipal.

Da Esq. para a Dir. - o Presidente do Aeroclube de Pirassununga e piloto Passaredo, Cmte Thiago de Aguiar Sabino , Coronel Buchara e esposa Lana Buchara , Prefeita Eleita Cristina do Léssio , Deputado Celso Russomano e o Vice Presidente do Aeroclube de Pirassununga ( Diretor-Presidente da Proa Direta - Escola de Aviação Civil) Cmte Eduardo Henrique de Ballan.

                               Na tarde de ontem (13/11), o Aeródromo Municipal e o Aeroclube de Pirassununga foram surpreendidos com a visita do Dep. Fed. Celso Russomano, que acompanhado pela Prefeita Eleita, Cristina do Léssio , foi recebido por nosso diretor da Proa Direta e Vice Presidente do Aeroclube de Pirassununga , Cmte Edu de Ballan , o presidente do Aeroclube de Pirassununga e Comandante da Passaredo Linhas Aéreas, Thiago Sabino , Coronel Buchara da Academia da Força Aérea e esposa Eliana Macedo Buchara (grandes amigos), entre outros. 
                              Para quem não sabe , Celso Russomano é também piloto de Avião e Helicóptero e o motivo de sua visita, com toda a sensibilidade de um aviador diga-se de passagem, dentre outros , é dar prosseguimento em uma das propostas de campanha da Prefeita Eleita: O ASFALTAMENTO DA PISTA DO AERÓDROMO MUNICIPAL , PROVIMENTO DE MELHORIAS E SUA CONSERVAÇÃO/MANUTENÇÃO COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO.
                              A população Pirassununguense costuma fazer confusão entre dois termos que merecem nossas considerações iniciais, "Aeródromo" e "Aeroclube". Vamos a elas: 

O Aeródromo é Municipal . 

Aeródromo é o termo usado para um Aeroporto não provido de facilidades tais como sala de embarque e desembarque , alfândega , terminal de cargas, etc . É um bem do município e cabe a ele a conservação e manutenção do mesmo. Aquele parquinho e aquele gramado onde nossos filhos , irmãos , netos e pais brincam, são de responsabilidade do município , e não fosse o apoio de membros do Aeroclube e amigos proprietários de aeronaves ali hangaradas , o Aeródromo estaria hoje aos cacos, possivelmente sendo utilizado para o uso de entorpecentes, já que "os pais" ( administrações passadas ) abandonaram a "criança" ( o Aeródromo ) ao relento, provavelmente na expectativa de que aquilo minasse e desse lugar a loteamentos. 

Já o Aeroclube de Pirassununga é uma entidade sem fins lucrativos cuja finalidade é a formação de aviadores civis desde 1942 , lazer e desporto, localizado DENTRO do Aeródromo. 

Quando você diz que vai ao Aeroclube , na verdade você vai ao Aeródromo Municipal, e possivelmente, ao sentar-se juntos aos nossos pilotos na porta do Hangar para um bom papo, uma tarde agradável , estará dentro do Aeroclube de Pirassununga, onde é muito bem vindo. 
Ainda que não provido de facilidades , o Aeródromo Municipal de Pirassununga é um elemento de Utilidade Publica , de grande importância visto que recebe autoridades , empresários , aeronaves de pequeno e médio porte . Todos sabemos que uma cidade provida de um Aeroporto apresentável , adequado, bem cuidado , atrai o desenvolvimento. Tomemos como exemplo São João da Boa Vista que respeitosamente até alguns anos atrás era menos desenvolvido do que com o advento do Aeroporto, com pista asfaltada , facilidades , etc.

                                A Prefeita Eleita , ao contrário da administração anterior que recebeu em pé e da porta pra fora os membros da entidade, vê no desenvolvimento e na melhoria de algo que já existe ( nosso Aeródromo Municipal) , grandes possibilidades de crescimento para a cidade, que se beneficiará muito já que gerará empregos , atrairá novos empreendimentos e industrias , agregará valor ao seu patrimônio, consolidará mais um ponto de encontro e congraçamento da população , mais uma opção de lazer e de apoio para projetos sociais com vistas a profissionalização e incentivo ao desporto , etc . 
O município só tem a ganhar, e o melhor de tudo isso é que meia obra já está pronta, é meio caminho andado. O Deputado e Piloto Celso Russomano e a prefeita Cristina do Léssio visitaram o Aeródromo justamente para averiguar por onde começar e garantiram que os esforços já estão sendo feitos. 
Durante inspeção oficial da Agencia Nacional de Aviação Civil , acompanhada pela atual diretoria do Aeroclube de Pirassununga na semana retrasada , foi lavrado um relatório que em até 6 meses chegará ao gabinete de nossa Prefeita , contendo todos os itens desejáveis para que o Aeródromo continue operando em plenas condições. Coisas muito simples, de responsabilidade do município, e que com a boa vontade da municipalidade (antes não vista) será feito sem grande demanda de numerários e a contento.
A cidade ganha , o Aeródromo ganha , o Aeroclube ganha , o Empresário ganha , você ganha ... todos ganhamos !
A Proa Direta , o Aeroclube de Pirassununga e todos os amigos amantes da aviação e do desenvolvimento , estão empenhados e preparados para ajudar a municipalidade nessa nova fase de expansão e crescimento. Conte com a gente Prefeita ! 


ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS DO AEROCLUBE
O Aeroclube De Pirassununga completou no sábado (22/10), 70 anos de existência. Atualmente, a luta da diretoria é para sua regularização junto à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e a retomado do local como ponto de referência na formação de pilotos comerciais na região.
 O processo de regularização se iniciou há alguns anos, mas o processo é demorado e burocrático. No ano passado, diversos documentos já foram enviados à entidade e agora a regularização está próxima.
 “Nesse momento estamos dando continuidade ao processo para podermos ter regularizada nossa instrução de voo, ou seja, a formação de novos pilotos. Até o final do ano espero que a gente consiga essa regularização. Estamos completando 70 anos ininterruptos e não podemos deixar essa chama pagar. Trabalhamos para poder manter essa formação de pilotos para Pirassununga e região como forma de se manter a tradição que a gente sempre teve”, afirmou Thiago Sabino, presidente do Aeroclube de Pirassununga e piloto comercial.
 Além da regularização na ANAC, a diretoria do Aeroclube de Pirassununga também tem outros projetos para o futuro. “A gente tem o projeto de agregar outros aviões para a frota do aeroclube já buscando novos passos de profissionalização”, afirmou o presidente.
 O aeroclube está aberto para a população. Nos finais de semana, no período da tarde, os hangares estão abertos e é possível tirar fotos dos aviões e agendar voos panorâmicos(no próprio Aeroclube). 

Aeroclube restaura avião Paulistinha de 50 anos de idade

Neiva Paulistinha P-56C




























Um fato histórico marcou os últimos dias no Aeroclube Municipal de Pirassununga. 


Desde o final de julho e início de agosto, um modelo antigo conhecido como a aeronave mais popular do Brasil foi restaurada e voltou às suas atividades normais de instrução e passeio.

O modelo estava parado há alguns anos no aeroclube local, mas graças a um esforço da atual administração várias reformas foram feitas na fuselagem e motor, deixando o monomotor em condições ideais de formar novos pilotos. A restauração as aeronave demorou cerca de 1 ano e sete meses.

De acordo com o presidente do Aeroclube de Pirassununga, o piloto Thiago Sabino, a importância do retorno da aeronave é muito grande. O Paulistinha foi o primeiro avião de treinamento no local e tem 50 anos de idade. Muitos pilotos locais passaram por ele durante sua formação.

“O Paulistinha, é esse avião que a gente tem há aproximadamente 50 anos. Ele chegou direto da fábrica, que é a Neiva, que produziu essa aeronave em Botucatu e desde que chegou ficou aqui no Aeroclube de Pirassununga. Durante esses 50 anos a instrução foi feita nas asas deste avião, asas estas que deram brevê de piloto para vários e comandantes e pilotos que seja por recreio ou profissão, começaram na mesma aeronave”, disse.

De acordo com Thiago, a aeronave ficou um certo tempo parada por não estar com as condições de manutenção em dia. Estruturalmente, a principal medida tomada foi a reforma do motor do Paulistinha. 


Crie um site gratuito com o Yola.